Amor e tradição. Este é o futebol do DF

A Capital do país já teve forte em campo, mas não agora, no passado. Times como Ceub e Brasília eram considerados fortíssimos. Vale lembrar que durante esta época, o sistema de formação dos campeonatos do Brasil era totalmente diferente das leis de hoje.

 

 

Os dois times não permaneceram por algum tempo na elite do futebol e caíram, até chagarem a falência.O Distrito Federal é um estado pequeno, dividido por cidades satélites e pessoas de varias classes.

O futebol na capital é bastante famoso. Aqui se encontram mais torcedores de times de outros estados do que times da própria região. Isto se deve pela vinda de pessoas de outros estados para Brasília tentando seus meios de vida no começo, quando a cidade foi construída.

Isto está mudando aos poucos, porque hoje em dia a FMF (Federação Metropolitana de Futebol) investe cada vez mais no futebol local. Os dois principais times de Brasília que são bem vistos em todo Brasil atualmente é Gama e Brasiliense. São clubes com investimentos razoáveis, mas que os demais de Brasília. Dois times que possuem bons patrocínios e com isso, hoje são reconhecidos pela mídia e a imprensa como os clubes que salvam a capital federal. Em segundo plano, temos os seguintes times: Ceilândia, Dom Pedro e Legião, que são clubes novos que sempre são escolhidos a dedos pela CBF para disputar campeonatos pequenos.

 

Gama sempre Gama:

 

gamagol.com.br
Fonte: gamagol.com.br

 

O Gama tem uma das histórias mais ilustres do futebol nacional. Tudo isto porque grupos de senhores que costumavam andar por toda cidade satélite do Gama em Brasília, um dia sentaram e começaram a discutir uma possível atração futebolística para a cidade satélite onde se residiam, foi ai que surgiu a Sociedade Esportiva do Gama, no começo, como muitos times pelo Brasil, o Gama teve que se comportar perante dificuldades financeiras. Em 1979 com a chegada de um homem na diretoria do clube chamado Osvando Lima o time conseguiu seu primeiro titulo naquele ano e mandou embora os problemas financeiros, fazendo nascer o futebol de Brasília não só para o Brasil como também para o Mundo todo, nos anos 80 a equipe era atração principal na cidade satélite e foram conquistando vários torcedores. O time ganhou títulos seguidos no Distrito Federal e conseguiu seu primeiro acesso a primeira divisão do campeonato brasileiro em 1998 sendo campeão da segunda divisão e tendo acesso imediato para serie A.

Três anos o Gama ficou na primeira divisão, até que em 2001 não conseguiu se sustentar e caiu novamente para a segunda divisão, permanecendo até hoje nela e a cada ano tentando voltar para a elite decretando de vez alegria dos seus torcedores.

“Eu como torcedor do Gama desde o começo do time, já tive muitas alegrias e tristezas, mas minha paixão nasceu quando eu vi este time nascer e fico mais apaixonado ainda quando o vejo jogar e posso dizer com toda razão que tenho o verdadeiro sentimento de ser Gamense de coração”

 

Adélio Souza Batista Torcedor da Sociedade Esportiva do Gama

Site Oficial: www.gamagol.com.br

 

 

 

Salve o Brasiliense:

 

brasiliensefc.net
Fonte: brasiliensefc.net

 

Uma equipe nova, mas com imensas responsabilidades em seus oito anos de vida, O Brasiliense foi formado em 2000, pelo ex-senador Luiz Estavão, que comprou os diretos do time Atlântida e nomeou como Brasiliense Futebol Clube.

A equipe veio a toda tona tendo acesso imediato para a divisão principal do campeonato regional, com isso, conseguiram torcedores de toda cidade de Taguatinga. Em 2002 o time arrancou emoções de Brasília ao chegar à final da Copa Do Brasil perdendo o titulo por pouco para o Corinthians e com apenas quatro anos de vida foi campeão em 2004 da segunda divisão e conseguiu disputar a primeira divisão em 2005, sem sucessos, a equipe cai no mesmo ano. Hoje na Serie B o Brasiliense não teve mais momentos de glórias como o de 2005, mas a equipe apoiado pela sua torcida sempre está representando o futebol de Brasília em todo Brasil.

“Taguatinga é uma cidade maravilhosa e enxerguei esta necessidade de um time de futebol, eu entrei neste projeto e estou muito feliz por ter realizado o sonho de vários moradores de Brasília.”

 

Luiz Estevão Presidente do Brasiliense Futebol Clube

Site Oficial: www.brasiliensefc.net

Times Novos Surgindo:

 

Abaixo de Gama e Brasiliense, existem os times de menor expressão no Distrito Federal. São clubes que disputam mais campeonatos regionais do que nacionais, mas em Brasília cada tem a sua fama.

icomp.com.br
Fonte: icomp.com.br

O Ceilândia Esporte Clube que já está nos gramados candangos a um bom tempo, não obteve muito sucesso no cenário nacional, ressaltando apenas participações na Copa do Brasil onde saiu nas primeiras fases da competição.

Site Oficial: www.ceilandiaec.com.br

direitodofutebol.com.br
Fonte: direitodofutebol.com.br

O Legião Futebol Clube é praticamente uma homenagem feita ao cantor Renato Russo. O nome foi escolhido em homenagem à banda Legião Urbana, O time é o que se pode chamar de “clube empresa”. Cada um se torna sócio do clube, sendo que nos jogos tem direito a atrações como bebida liberada, estacionamento privado, tudo isto para chamar o torcedor e incentivar o time. É o seu primeiro ano no futebol e o Legião disputa atualmente o campeonato regional e a Serie C do campeonato Brasileiro.

Site Oficial: www.legiaofc.com.br

Links relacionados ao esporte na capital:

www.esportecandango.com.br

 

www.futebolbrasilia.com.br

Por: Bruno Resende

Anúncios

Uma resposta

  1. Poderia ter explorado mais Bruno, gravado cenas dos jogos e entrevistas com os torcedores.
    Essa galera não tem vídeos no youtube, comunidades no orkut, msn, etc.?

    🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: