32 Anos da Consciência Negra no Brasil

images1O dia da consciência negra é comemorado em 20 de novembro. Está data vem sendo celebrada há 32 anos e tem como objetivo oferecer para a sociedade uma reflexão da integração do negro na sociedade.

Ao falarmos da consciência relataremos a história do Líder do quilombo dos palmares que foi a referência para está comemoração. Durante todo o seu trajeto ocorreram lutas, guerras e conquistas.

Este dia é lembrado pelo fato de coincidir com o assassinato do grande líder dos quilombos dos palmares Zumbi. O ícone da história representou a maior e mais importante comunidade de escravos fugidos  nas Américas,  e teve um papel importante pois representou a luta do negro contra a escravidão no período colonial.

Valorizar a cultura negra, diminuir o preconceito é uma das lutas dos movimentos negros que organizam palestras, eventos procurando evitar o auto – preconceito principalmente nas crianças.  

Durante toda nossa história percebemos que foi marcada por lutas e conquistas. A igualdade é uma luta diária seja para as mulheres, negro ou portadores de deficiência física  sempre haverá lutas Para  estas questões.

Escravidão o Brasil

A escravidão no Brasil teve inicio no século XVI, com a produção de açúcar. Os portugueses traziam os negros da África para utilização de mão de obra. Os comerciantes vendiam os negros como se fossem mercadorias, a fim de que eles fossem seus escravos.

Os transportes dos negros eram feitos em navios. Amontoados, em condições desumanas, muitos não suportavam o calor, a fome o frio, e morriam antes mesmo de chegar ao Brasil, tendo seus corpos lançados no mar.

Naquela época eles eram tratados como animais, não dormiam não se alimentavam direito, e recebiam trapos de roupas pelo muito que trabalhavam, sendo proibidos até de praticarem sua religião.

O sofrimento era tanto, que muitos com o passar do tempo começaram a fugir de seus donos. Resolveram abrir um quilombo,era uma sociedade organizada, e que muitos dos negros acreditavam que lá teria uma vida digna, a qual podiam retomar suas atividades e até mesmo praticarem sua religião.

Conheça mais essa história:

Surgimento do Quilombo:

Em torno do  ano de 1600, negros fugidos da escravidão fizeram uma reunião  e decidiram  fazer  uma comunidade conhecida como Quilombo, ali eles imaginavam que  poderiam viver com mais dignidade. porém durante do o periodo foi marcado violência e  morte Hoje  fica no munícipio da união dos palmares em (AL).

Nesta, comunidade plantavam e produziam para a sua sobrevivência. o crescimento dos quilombo dos palmares se deu na época de 1630 quando pernambuco foi invadida pelos holandeses os negros fugiram e se refugiaram no abrigo que viviam os outros companheiros.

Quilombo dos Palmares
Quilombo dos Palmares

 Saiba mais: Surgimento do Quilombo

 

 

 

 

 

 

                                                                                          Lugar onde os negros refugiavam-se

Biografia do Zumbi dos Palmares:

Zumbi dos Palmares, Nasceu no estado de Alagoas em 1655. Foi líder do quilombo e lutou contra a escravidão, formando o quilombo dos Palmares.No quilombo, a comunidade era livre. Muitos viviam de acordo com que queriam. Não existia mandado ou fome e principalmente a escravidão. O quilombo chegou a alcançar uma população enorme de aproximadamente trinta mil habitantes.Após uma grande batalha em 1675, Zumbi ataca os portugueses, tornando se o rei, e os portugueses são obrigados a se retirarem da terra dos negros.Zumbi hoje, é considerado um dos principais lideres da história, símbolo da resistência e luta contra escravidão. Ele lutou pela liberdade, e é lembrado e comemorado em todo território nacional, conhecido como o dia da consciência negra.

Dia da Consciência Negra:

Há 32 anos se comemora o dia da consciência negra Está data foi escolhida por representar para o  comunidade negra brasileira   um significado especial a morte do mais importante líder dos quilombo dos palmares “ZUMBI”. Em 20 de novembro de 1665 morria o grande herói dos escravos, ele sempre lutou por igualdade. Por este motivo este dia representa para os negros um momento de reflexão e principalmente uma luta pela igualdade racial.Conheça mais a história desta data:
Vídeos:

Sugestão de Filme:
O documetários história da escravidão, relata o sofrimento e a dor dos negros

O fio da Memória
Diretor Eduardo Coutinho.
documentário sobre o negro a história brasileira.
Curiosidades:
Este site oferece disponibilidade do conhecimento sobre cultura, história, personalidade, reflexão e variedades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma resposta

  1. Oi Meninas!
    Fico feliz por terem conseguido finalizar o trabalho. Mas, sei também que vocês têm potencial para fazer muito melhor!!!!
    😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: