Artigo sobre a história da ditadura

 

 a-ditadura

 

 

Whalles - Autor do Artigo

Whalles - Autor do Artigo

 Este pequeno artigo procurar aprofundar através de depoimentos de pessoas e observações em livros e através de alguns sítios, o que foi de fato a época da ditadura militar.          O “achismo” das pessoas em torno do assunto é muito grande, todavia ninguém para e faz uma análise dos lados da moeda. O regime foi duro? Sim! Trouxe um tempo sem democracia ao povo Brasileiro? Sim! São duas perguntas com respostas claras. Mas, o que se observa ao longo destas análises e artigo aqui feito, e a conclusão através de observações é de que caso o Brasil, que naquele momento vivia um praticamente socialismo, talvez poderia tomar outros rumos caso o militares não tomassem o rumo da política do pais.

O erro foi a dura repressão realizada assim que assumiram, contudo assim que Jânio assumiu e ficou com o presidencialismo e o poder em suas mãos, suas medidas ao seu ver eram sensatas, mas em análises vemos que a briga durante a guerra fria, que naquele momento o mundo vivia, poderia chegar até o Brasil afetando toda população com o Comunismo e socialismo que a antiga União Soviética tentara outrora aplicar aos países. Aí vem a pergunta. Será que com aquelas medidas o povo brasileiro não entraria de fato para ser um país socialista? Não podemos ser cegos ao ponto de imaginar que o socialismo em meio a esta selva do capitalismo é importante, ou ao menos ter um resquício dela. Mas ele viria e poderia atrasar o desenvolvimento de um país que já vivia momentos turbulentos em referência à sua economia.

Mas, esta conclusão não veio se ater a defesas do regime militar, e sim mostrar o que os estudos e análises se referem. O povo, por sua vez, eram massacrados por aquilo que queriam para o seu pais, todavia não conseguiam. Tirar alguém de sua pátria amada, como JK, e vários artistas famosos não é o certo. Ninguém pode perder seu direito de ir e vir. E isso aconteceu no país, seguindo por 21 anos. O Brasil, hoje em dia, vive sua jovialidade no período democrático. Não faz 30 anos que o país teve suas primeiras eleições diretas para presidente.

Por isso analisa-se, que o tempo considerado obscuro por muitos, veio num momento crucial para o Brasil. Os militares agarraram a oportunidade que há muito esperavam, fecharam o país em suas mãos, contudo, procuraram fazer ao de produtivo ao seu país.

Por ultimo, finalizando este artigo, Nicolau Maquiavel, 1469 – 1527,  afirma “Os fins justificam os meios”, e ao longo do governo ditatorial brasileiro, tudo que foi feito, represálias, exílios, atentados, tudo no que se refere aos 21 anos que o céu da democracia brasileira ficou escuro, sem poder ter o sol raiando, foi maior que os benefícios ao seu povo.

Nota-se que nada justificaria, nenhum beneficio neutralizaria o que militares tentaram impor a um povo que tem suas vontades próprias e como tal deve sempre expressa-las.

 

 

Anúncios

Uma resposta

  1. Bom artigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: